Copyright © 2016 -Dancenter - All rights reserved

        -

Aulas regulares

        -

As aulas regulares funcionam durante o período letivo, tendo início em Setembro e finalizando em Julho de cada ano. No entanto, novas turmas podem entrar em funcionamento em qualquer altura do ano, bastando para tal assegurarmos o número mínimo de alunos por turma.

 • Ballet Clássico

 • Dança Contemporânea

 • Sapateado

 • Dança Criativa

 • Hip Hop

 • Jazz

 • Dance Fusion

 • Danças Sociais

 • Latinas

 • Kizomba&Ritmos Africanos

 • Tango

 • Lindy Hop

 • Lady Stylling

 

O bailarino dos nossos dias é polivalente e competente em várias linguagens de dança. Este procura o seu crescimento tendo como paradigma uma visão transversal e global das diversas correntes estéticas que influenciam os novos criadores e coreógrafos da actualidade.

 

     -

Ballet Clássico

     -

O Ballet Clássico estimula a criatividade, desenvolve as habilidades motoras e a sua prática promove a sociabilização. Tendo um vocabulário tão amplo, o Ballet Clássico serve como base para assimilar outras  modalidades de dança, tornando compreensíveis as mais diversas linguagens de arte.  O ensino do Ballet abrange conhecimentos sobre música, artes plásticas, pintura, literatura e teatro. Muitas obras clássicas da literatura foram adaptadas coreograficamente e continuam a ser dançadas, tais como Romeu e Julieta, Sonhos de uma noite de Verão e Othello, de Shakespeare, Eugene Onegin, de Alexander Pushki entre outras. O Ballet também permeia o teatro pois é uma arte cénica, na medida em que interpreta, caracteriza e comunica. Basta pensarmos no processo de criação de um espetáculo para entendermos a sua interdisciplinaridade e complexidade. Além de promover o contacto com as mais diversas artes, o Ballet Clássico tem um poder terapêutico que instiga o auto conhecimento e a intimidade consigo mesmo, descortinando nos seus praticantes o descobrimento constante dos seus próprios corpos, das suas qualidades e limitações.

 

 

     -

Dança Contemporânea

     -

A aula de Dança Contemporânea permite desenvolver o sentido estético e artístico através do recurso a diversas técnicas específicas, como o trabalho no solo, release, contacto-improvisação, criando narrativas através da pesquisa de movimento.

O grande benefício da Dança Contemporânea é a melhoria substancial do auto-conhecimento e da auto-estima.

Para além disto, as técnicas de Dança Contemporânea permitem desenvolver a consciência corporal, irecionando a energia conscientemente para partes distintas do corpo, contribuindo assim para um superior controlo motor e maior independência muscular.

 

 

 

     -

Dança Criativa

     -

(a partir dos 3 anos)

A Dança Criativa é sempre uma modalidade em que professor e aluno, entre perguntas e respostas, se ligam num cruzamento de diálogos do próprio corpo.

Exercícios individuais e em grupo que permitem facilitar maior independência, recorrendo à dança num contexto criativo através do qual a criança irá desenvolver as capacidades coordenativas, psico-motoras, cognitivas, rítmicas e a sua consciência corporal.

3 anos - Trabalho direccionado para o desenvolvimento do comportamento motor fundamental – andar, saltar, correr, gatinhar, rebolar, equilibrar, lateralidade e consciência espacial. Coreografias simples e intuitivas.

4/5 anos - Trabalho direccionado para o desenvolvimento do comportamento motor fino, através dos pequenos grupos musculares, coordenação, concentração, memorização, consciência corporal.

 

 

 

 

     -

Sapateado

     -

O Sapateado é uma modalidade da dança que tem nos pés o seu principal meio de execução. No sapato encontram-se chapas de metal, acopladas na frente e no calcanhar, que entrando em contato com o solo, emitem diversificados e inúmeros sons. Esta modalidade de dança ajuda no desenvolvimento do raciocínio, coordenação motora, fortalecimento e relaxamento muscular, equilíbrio, agilidade e reflexos.

O sapateado é uma arte visual e sonora. É um misto de ritmo, som, técnica, movimento e estilo. É uma dança alegre que liberta o puro prazer da dança e, sem dúvida, faz os pés cantarem. O sapateador é um dançarino vibrante que produz a sua própria música. O Sapateado é uma forma de expressão pessoal onde o improviso estimula a criatividade.

 

 

 

 

   -

Jazz

   -

O Jazz é uma dança de raiz popular que, aquando a sua disseminação através dos musicais da Broadway e filmes de Hollywood ganhou maior evidência, inspirando-se em várias técnicas de danças modernas e académicas, o que contribuiu para a criação de um estilo muito popularizado até aos nossos dias.

A prática do Jazz traz inúmeros benefícios, desde o fortalecimento do espírito de equipa, a libertação da criatividade, o estímulo e desenvolvimento da musicalidade, sendo que a nível físico proporciona o fortalecimento das capacidades motoras fundamentais, o aumento da capacidade cardiorrespiratória (resistência), tonificação muscular e também das capacidades coordenativas.

 

 

 

 

     -

Hip Hop

     -

O Hip-Hop na sua vertente de dança engloba estilos da nova escola (New School/New Style), onde é o professor que marca e impõe o próprio tipo de movimento e aplica as dinâmicas próprias do seu movimento às coreografias que elabora, nunca esquecendo as bases. Essas bases estão incluídas nos estilos da velha escola (Old School) como o Locking, o Popping e o Breakdance, os quais irão também ser abordados nas aulas. O Hip-Hop como dança é um estilo bastante activo e energético. Traz inúmeros benefícios tanto a nível físico como psicomotor. Como tal, permite o desenvolvimento de capacidades como a força, o equilíbrio, a agilidade, a coordenação, a velocidade de movimento e reacção, a noção de musicalidade e de ritmo, a autoconfiança e uma maior percepção e noção corporal e espacial.

 

 

 

 

     -

Danças Sociais

     -

Hoje vamos dançar, conviver e socializar num ambiente positivo e enriquecedor. As aulas para adultos integram diferentes modalidades em ambiente descontraído, retirando o peso do stress, da insatisfação e do mau humor.

As danças sociais são danças de raíz popular que, pela sua crescente popularidade ganharam adeptos por todo o mundo. São danças livres de uma excessiva formatação estética ou estilística onde cada um tem uma palavra a dizer na interpretação da música.
As mais populares em Portugal são:

 • Danças Latinas

 • Kizomba e Ritmos Africanos

 • Tango

 • Lindy Hop

 • Fórró

 

 

 

 

     -

Dance Fusion

     -

Aula divertida e dinâmica com segmentos de vários ritmos, desde funk, hip hop, ragga, disco, house, tribal, brasileiros entre outros.

Tem como objectivo o desenvolvimento do sentido de ritmo, musicalidade e das capacidades coordenativas.

 

 

 

 

        -

FORMAÇÕES

        -

Dispomos de oferta Formativa para bailarinos e professores de Dança

Formação de instrutores de danças latinas.

Bootcamp de Hip Hop.

Estágio de Dança da Páscoa.

Estágio de Dança de Natal.

Curso intensivo de dança contemporânea com o Marco Ferreira.

 

 

 

        -

PROJETOS

        -

A Dancenter estimula a criação de projetos Artísticos nos seus alunos pois queremos que este seja o seu espaço privilegiado de criação.

 

Companhia de Dança Dança Dancenter

Com Direção Artística da bailarina e coreógrafa Liliana Garcia, a Companhia Dancenter foi criada em Setembro 2015 através de um processo de audição. O seu objetivo prende-se com a participação em Festivais de Dança, no país e no estrangeiro.

 

Hip Hop Crew

Com Direção Artística do professor Professor João Cunha, aka Magic, a Crew de Hip Hop da Dancenter tem como base de trabalho o Bboying.

 

A Integração da Tecnologia Digital no Ensino da Dança

Com orientação científica do Professor Doutor Mário Vairinhos da Universidade Aveiro, este projeto de Mestrado consiste na procura de respostas sobre a construção do espaço artístico e pedagógico através da tecnologia digital.

 

 

 

 

 

Dispomos de oferta Formativa para bailarinos e professores de Dança

Formação de instrutores de danças latinas.

Bootcamp de Hip Hop.

Estágio de Dança da Páscoa.

Estágio de Dança de Natal.

Curso intensivo de dança contemporânea com o Marco Ferreira.